Revestimento em Cerâmica Vermelha ganha espaço na ambientação

A última edição da revista Edificar do ano veio com uma interessante matéria sobre a Obi Revestimento e a rusticidade de seus produtos aliada a sofisticação, que está em alta nas ambientações. Leia na íntegra.

Os revestimentos de aparência mais rústica e natural estão em alta na arquitetura, assim como os produtos sustentáveis. A Obi Revestimentos, novo segmento do grupo Cerâmica Salema, consegue aliar as duas coisas em itens que garantem ambientes originais e aconchegantes.

O termo Obi vem do tupi-guarani e significa verde, conforme explicou o sócio-diretor da Salema, que também está coordenando a Obi, João Neto. A palavra transmite a ideia dos produtos, que são inspirados na natureza e fabricados de forma sustentável. Além disso, a escolha também homenageia os mais de dois mil índios que vivem na região próxima à fábrica, em Rio Tinto (PB).

“O produto cerâmico é verde na sua essência. É um produto que utiliza os quatro elementos da natureza - a terra, a água, o fogo e o ar - e não passa por nenhum processo químico ou agressivo para extração, como explosão. É um processo produtivo muito saudável ao meio ambiente, mas que infelizmente ainda é muito vitimizado por conta de empresas de baixa qualidade. Hoje, já temos um processo de queima em várias câmaras, que reduz o consumo de biomassa e não libera fumaça”, disse.

Apesar de nova no mercado, a Obi tem a assinatura da Cerâmica Salema, empresa que atua há 35 anos. Por conta dessa credibilidade, restaurantes como o Nau Frutos do Mar, o Lovina e a nova unidade da Casa Roccia já utilizaram Obi em seus projetos. A empresa também foi destaque em diversos ambientes da Casa Cor Paraíba, compondo a fachada da casa, em um projeto dos arquitetos Jonas Lourenço e Giovanni Lyra; no Jardim Burle Marx, de Heignne Jardim e Patrícia Lago; no Jardim Flamboyant, de Aldemar Maciel e Studio Rood; no Spa de Michelle Viana e Bethânia Tejo; e na Florida Room, de Julie Pinheiro e Ianna Paula Oliveira.

“No Brasil as pessoas ainda não estão muito acostumadas a usar blocos cerâmicos como fachada, mas Buenos Aires, Bogotá e as principais cidades europeias são cercadas de blocos de cerâmica vermelha”, contou João Neto.

No momento, a empresa conta com oito diferentes produtos, divididos em cinco linhas, com variações de cores e texturas. Com eles, é possível fazer revestimento de fachadas, paredes de destaque, muros, churrasqueiras etc.

O empresário destacou que existem diversas possibilidades para se usar o mesmo produto, dependendo da forma como os blocos forem encaixados ou mesmo da cor utilizada. “Caso o arquiteto queira utilizar outra cor, que não seja aquela natural da cerâmica, podemos entregar o produto pronto para pintura”, disse.

No caso do revestimento de paredes e fachadas, a empresa dispõe de linhas como a “Mattone” e a “Vecchio”, que são tijoletas mais finas para serem aplicadas diretamente sobre a parede sem ocupar muito espaço. Além disso, a Obi também conta com blocos modulares para jardins verticais, o Greenwall.